TEMA
O presente projeto foi desenvolvido na
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) durante as aulas na disciplina Leitura
e Produção de Texto: Orientação docente Lúcia Leiro e tem
como tema Memórias de Carolina Maria de Jesus.
INTRODUÇÃO
A autora de Quarto de Despejo: diários de uma favelada nasceu em 1914, em Sacramento, um vilarejo rural no Estado de Minas Gerais e foi à escola apenas até o segundo ano primário. Trabalhou na roça com a mãe, desde muito cedo. Depois, ambas foram empregadas domésticas. Já em São Paulo, na favela do Canindé, como catadora de papel e mãe de três filhos, viveu sozinha desde 1947. Publicou seu primeiro livro: Quarto de Despejo, em 1960. O sucesso foi imediato. Vendeu o equivalente, naquele ano, a Jorge Amado. Seu livro foi publicado em 13 línguas, em mais de 40 países até a sua morte.
Seus escritos auto-bibliográficos registram as
primeiras denúncias contra o Governo e consequentemente relatam a indiferença
dos governantes quanto a população oprimida e marginalizada. É deste contexto
que emerge uma das nossas maiores representantes negras na literatura
brasileira, marcada por dar a voz aos excluídos e “jogar na cara” da sociedade
os próprios “despejados”. Uma realidade pouco explorada no mundo literário, até
aquele momento: O real contexto social das favelas.
De acordo com os PCN de Língua portuguesa o domínio da
língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva do
sujeito, sendo a literatura um suporte indispensável na construção do leitor,
por meio da literatura ele faz descobertas sobre si e o mundo plural, marcado por diversos
valores culturais e múltiplas maneiras de organização social.
Partindo deste pressuposto os educadores têm
que conhecer e reconhecer a importância da literatura afro brasileira na
construção da identidade do aluno, dessa maneira, se faz necessário ressaltar,
que o ensino de língua portuguesa e literatura devem ser abordados de forma
contextualizada pautado na realidade dos estudantes e contemplando os temas
indicados nas diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Racial. A obra da autora Carolina de Jesus é um instrumento de acesso a
literatura afro-brasileira que ainda continua sedenta de publico, reafirmando a
importância deste projeto na divulgação e compartilhamento dos seus escritos de
Carolina.
OBJETIVO
GERAL:
Investigar e compartilhar por
meio de um blog a biografia e as obras da escritora Carolina Maria de Jesus, busca-se destacar a confirmação de sua
voz autoral no contexto da literatura brasileira e salientar a relevância de suas
obras para a formação do leitor critico.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Apresentar
uma breve biografia da poetisa;
Conhecer
o gênero textual da autora;
Analisar
a relevância dos escritos de Carolina no contexto social e de gênero;
Valorizar a força da voz autoral marginal;
Compreender
como os escritos de Carolina contribuem para a formação do leitor;
Construir de um blog para fins de compartilhamento das memórias da autora;
Realizar
uma exposição virtual com inspiração nas
obras da autora.
JUSTIFICATIVA:
O grupo composto por: Sulamita Santos, Helena Santos, Tamires
Pinho, Ednilson Rocha e Nilma Santos, compreendeu após ampla discussão a relevância das narrativas de Carolina de
Jesus para auxiliar na construção de uma identidade cultural étnica do leitor e
reconhecimento de uma literatura marginal feminina no Brasil.
A
escolha do tema memórias de Carolina de Jesus é, sobretudo uma intenção de
homenageá-la no ano do seu
centenário com a divulgação de suas memórias para o publico, seus
escritos ainda vive, então uma invisibilidade editorial, assim como outros
escritores a exemplo de Lima Barreto, pertencente a literatura afro brasileira,
este silenciamento literário está presente nas obras de Carolina de Jesus,
diante disso a importância de ampliar as pesquisas e divulgar suas obras.
As narrativas de Carolina sobre o
cotidiano, dilemas, amores, Sonhos e desafios de ser uma escritora que carregava
a cor da noite
despertou na equipe uma identificação com a autora, uma vez que as vivências do
grupo estão carregadas de histórias que se assemelham com seus escritos.
METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de materiais publicadas em livros, artigos, dissertações e teses acerca do tema, visita á campo, registro textual e audiovisual (vídeo e fotografia, blog).
REFERENCIAL
TEÓRICO:
O
presente trabalho tem como fundamentação teórica o PCN de língua Portuguesa, o conceito de linguagem de Bakhtin,
gêneros textuais e os escritos de Carolina.
GÊNERO
TEXTUAL:
Destacarmos os gêneros:
Diários, memória, autobiografia, romance, poema, carta e bilhetes identificados
pelo grupo, no artigo História de vida, produção literária e trajetórias urbanas
da escritora negra Carolina de Jesus, autoria de José Carlos Gomes da Silva ele descreve
detalhadamente os diversos gêneros textuais presentes na obra da autora.
VOZ
AUTORAL:
Mestre em Teoria da Literatura,
ênfase em Literatura Brasileira, Christiane Toledo, V. S. em sua tese “O estudo da escrita de si nas obras de
Carolina Maria de Jesus: a célebre desconhecida da literatura brasileira’’ confirma
a voz autoral marginalizada de Carolina de Jesus. A socióloga Vilma Reis
integrante do Coletivo Carolinas reafirma a voz autoral da escritora e a
importância da divulgação dessa grande autora.
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